Multicom - Agência Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa

Notícias / I Bienal de Arte de Gaia homenageia escultor José Rodrigues

12 de Fevereiro de 2015

Vila Nova de Gaia vai receber, este ano, a I Bienal de Arte de Gaia, que irá decorrer de 11 de Julho a 8 de Agosto. A iniciativa é organizada pela Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, com o apoio da Câmara Municipal, que a comparticipará com um subsídio de 40 mil euros. O escritor Valter Hugo Mãe e o cantor Pedro Abrunhosa apadrinharão o evento, que nesta primeira edição homenageará o escultor José Rodrigues.

Para além do seu corpo principal – onde constarão exposições e concursos nas áreas da pintura, do desenho, da escultura, da fotografia, da cerâmica e da performance –, a I Bienal de Arte de Gaia será complementada por atividades de pintura ao vivo, conversas com artistas, seminários, visitas guiadas a ateliês de artistas, publicação de um catálogo e programa social e de animação.

A organização pretende que a iniciativa se realize em diferentes espaços, como a Biblioteca Municipal, a Casa-Museu Teixeira Lopes, o Auditório Municipal, a Casa da Cultura - Casa Barbot e o novo posto de turismo, para além de outros ainda a designar. É igualmente objetivo dos organizadores do evento que ele decorra em outros locais do concelho, como o Mosteiro da Serra do Pilar ou os edifícios das uniões de freguesias de Mafamude/Vilar do Paraíso e de Santa Marinha/Afurada, e ainda, em simultâneo, num polo situado na cidade do Porto, que neste caso será a Fábrica Social/Fundação José Rodrigues.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, considera que a concretização deste evento “fica a dever-se à Cooperativa Artistas de Gaia” e que o papel da autarquia deve ser de “suporte, de parceria e de humildade institucional, e não de protagonismo bacoco”. 


voltar