Multicom - Agência Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa

Notícias / Sociedade Portuguesa de Pneumologia assinala Dia Mundial da DPOC

20 de Novembro

“Somos o que respiramos” foi o mote da campanha que, no âmbito do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), levou este ano a Sociedade Portuguesa de Pneumologia a associar-se ao movimento Internacional “Healthy Lungs For Life”, promovido pela European Respiratory Society (ERS) e pela European Lung Foundation (ELF). 

Ainda que se trate de uma doença altamente subdiagnosticada, estudos indicam que a DPOC afeta cerca de 14% na população portuguesa com mais de 40 anos, razão pela qual a SPP assinalou a data com uma ação de rastreios gratuitos, realizados na Praça da Figueira, em Lisboa. Uma oportunidade para todos aqueles que pretendem não só avaliar a sua função respiratória, como também se associarem-se ao movimento “Healthy Lungs For Life”, deixando o apelo ao diagnóstico desta doença que se prevê que venha a ser a terceira causa de morte mais comum em 2030.

Para Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade de Pneumologia, «é fundamental promover o diagnóstico precoce de modo a intervir atempadamente e abrandar o declínio mais acelerado da capacidade respiratória do doente. A DPOC é uma doença respiratória que se encontra subdiagnosticada nos seus vários estádios, verificando-se que muitos doentes não procuram o médico até terem perdido cerca de 50% da capacidade respiratória. Por outro lado, numa altura de fortes constrangimentos económicos, há que ter em consideração que os custos de realização de uma espirometria são francamente menores do que os custos de um doente com DPOC, diagnosticado tardiamente». 


voltar