Multicom - Agência Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa

Notícias / Há 160 novos casos de Diabetes por dia em Portugal

11 de Novembro de 2014

O relatório “Diabetes: Factos e Números” do Observatório Nacional da Diabetes, apresentado no dia 4 de Novembro revela que, em 2013, a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,8 milhões de indivíduos) foi de 13%. Isto é, mais de 1 milhão de portugueses neste grupo etário tem Diabetes.

O Observatório Nacional da Diabetes revela que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua a registar uma evolução positiva de alguns indicadores, nomeadamente ao nível hospitalar com destaque para a diminuição da mortalidade intra-hospitalar nas pessoas com Diabetes. Ao nível dos cuidados primários, importa referir uma maior abrangência na prestação dos cuidados de saúde na população diabética, assim como o aumento da observação do pé diabético.

Registam-se, contudo, outros indicadores com evoluções preocupantes como o aumento dos internamentos associados ao pé diabético e o aumento das amputações dos membros inferiores, contrariando a tendência de redução que se vinha a verificar. A população com Diabetes representou, em 2013, 25% da mortalidade intra-hospitalar no SNS, ou seja, um quarto das pessoas que morrem nos hospitais têm Diabetes. 


voltar