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Notícias / Estudo Observador Cetelem analisa comportamento de consumo na Europa

1 de Julho de 2014

Um estudo recente do Observador Cetelem questionou os consumidores sobre os motivos pelos quais não realizaram a última compra na Internet. Para a maioria dos europeus (mais de 60%), o principal entrave à compra online é a impossibilidade de ver, tocar e experimentar os produtos. O receio de que o produto seja danificado durante o transporte, a inexistência de serviços pós-venda e a demora na entrega são outros dos motivos apontados pelos consumidores europeus.

A par da vontade de ver e experimentar os produtos, a necessidade de opiniões e conselhos do vendedor é também apontado como um motivo de preferência pelas lojas físicas por um número considerável de consumidores (26%). Assim, as lojas físicas permanecem, até ao momento, insubstituíveis em matéria de experiência de compra.
 

O estudo revela ainda que um europeu em cada quatro considera que esperar pela entrega dos produtos é um travão à compra pela Internet. Já a obrigação de estar presente no momento da entrega ou de se deslocar até aos Correios é apontada por 14% dos consumidores.


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