Multicom - Agência Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa

Notícias / Marcelo Rebelo de Sousa visita APDP no dia do 90.º aniversário da Associação

13 de Maio de 2016

No dia em que celebra o seu 90.º aniversário, a mais antiga associação de pessoas com diabetes recebe o Presidente da República. A 13 de maio, Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar as instalações da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), incluindo o Museu, e tomar contacto com a realidade da diabetes, com os doentes e com a equipa médica multidisciplinar que trabalha diariamente nas diversas especialidades da APDP, uma das maiores Clínicas de Diabetes da Europa.

«O combate tem de persistir: estima-se que 43% das pessoas com Diabetes ainda não tenham sido diagnosticadas, ultrapassando já o milhão os portugueses que vivem com esta doença, umas das principais causas de morbilidade crónica, de perda de qualidade de vida e de mortalidade», alerta Luis Gardete Correia, presidente da APDP. O número de utentes observados na Associação tem vindo a aumentar, situando-se agora nos 19 mil por ano. Com mais de 145 mil inscritos, a APDP acompanha hoje mais do dobro das pessoas que acompanhava no ano de 2000, sendo que 70% das pessoas com Diabetes tipo 2 acompanhadas são tratadas com insulina. A associação realizou em 2015 um total de 53.880 consultas e exames.

A Clínica Diabetológica presta cuidados integrados e diferenciados em áreas que cobrem, além da diabetologia, a nutrição, a pediatria, a oftalmologia, a cardiologia, a podologia, a nefrologia, a urologia, a saúde reprodutiva, a psicologia/psiquiatria, cirurgia oftalmológica e a hemodiálise. A APDP é, desde 2009, o único centro nacional reconhecido pela Federação Internacional de Diabetes como Centro de Educação da Federação Internacional da Diabetes (IDF) e, desde 2011, a nível europeu, é também reconhecida como clínica de referência no tratamento de crianças e jovens (Centre of Reference for Pediatric Diabetes). 


voltar