Multicom - Agência Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa

Notícias / “75% dos jovens portugueses NÃO FUMAM”

26 de Maio de 2015

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de Maio, a Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia dá destaque aos 75% dos jovens portugueses que não fumam.
Ciente que a prevenção é um dos principais pilares da luta para acabar com a epidemia do tabaco, a Comissão de Tabagismo da SPP aposta, este ano, em chamar a atenção para aquele que é considerado o grupo mais vulnerável ao início do hábito tabágico.

A mensagem deste ano - “75% dos jovens portugueses não fumam”-  destaca os últimos dados nacionais, publicados no relatório da DGS “Portugal, prevenção e controle do tabagismo em números – 2014”1. Os dados apresentados mostram perspetivas pouco animadoras em relação ao início e consumo de tabaco nos mais jovens, nomeadamente na população dos 15 aos 24 anos:  25.5% dos jovens nesta faixa etária, quando inquiridos, terão declarado ter fumado nos últimos 30 dias.

Para Ana Figueiredo, Coordenadora da Comissão de Tabagismo da SPP “nos últimos anos pouco tem sido o investimento na prevenção deste grupo de risco, o que fez estagnar a redução de início de consumo que se verificava no passado. Por outro lado o consumo nas raparigas é agora muito mais expressivo, com pouca diferença em relação aos rapazes”.


voltar